ferramentas-gratuitas-apoio-gestão-projetosAumente o seu cinto de utilidades!

Você já se perguntou se a sua equipe está produzindo 100% do que poderia? Em meio à correria do dia a dia, algumas tarefas acabam tomando mais tempo do que deveriam. Isso é ainda mais comum quando nem todos os membros da equipe têm experiência no trabalho.

Quando o assunto é gestão de projetos, contar com o apoio da tecnologia é fundamental. Hoje as ferramentas de apoio ao gerenciamento permitem organizar o fluxo de afazeres, aumentando a produtividade e a eficiência do time. Por isso, separamos uma lista com 9 ferramentas de gestão de projetos que você pode começar a usar gratuitamente. Veja só:

Quais as melhores ferramentas de apoio a gestão de projetos gratuitas?

Excel

Provavelmente você já teve contato com o Excel, a ferramenta de planilhas mais difundida no mundo. A novidade aqui é a planilha pronta para “Acompanhamento de pendências no Excel”, um arquivo simples e prático que permite gerenciar as pendências da sua equipe. Ele pode ser usado por empresas de todos os tamanhos e segmentos.
Essa planilha tem as seguintes vantagens:

  • Facilidade de uso
  • Sinalizadores que indicam quais pendências têm problemas
  • Gráficos com indicadores para acompanhar o progresso visualmente

Utilizar a planilha de acompanhamento de pendências no Excel, fará com que seu projeto sempre fique em dia e que as tarefas sejam corretamente priorizadas. Faça um teste!

PMO Matury Cube

A missão dessa ferramenta é fazer uma análise, uma espécie de auditoria sobre a maturidade de seu PMO, baseada em sua capacidade de agregar valor para o negócio ou projeto em que atua. Em apenas 8 passos, o PMO Matury Cube, faz uma avaliação 360º do PMO, oferece dicas e sugestões de como melhorar suas práticas para fazer com que o resultado previsto no início dos projetos seja alcançado. A desvantagem da ferramenta é que sua conta gratuita é muito básica e sua conta paga tem um valor bem alto.

Dropbox

O Dropbox é um serviço que permite armazenar e compartilhar arquivos na nuvem, ou seja, sem a necessidade de salvar nada no seu computador. Algumas das principais vantagens são o acesso aos arquivos de qualquer lugar e a possibilidade de sincronizar os itens em diferentes dispositivos, como computador e tablet.

Google Drive

A principal diferença entre o Dropbox e o Google Drive é que a ferramenta do Google possui uma série de programas que permitem editar e colaborar simultaneamente em um mesmo documento. Ou seja, além de fazer o armazenamento e compartilhamento de arquivos diretamente de um drive na nuvem, semelhante ao Dropbox, o Google possibilita que duas pessoas acessem simultaneamente, façam mudanças e salvem as alterações em seus arquivos, sem precisar baixar uma versão deles para suas máquinas e depois voltar a subir o arquivo na nuvem.

Os programas disponibilizados pelo Google Drive são: um editor de texto, uma ferramenta de planilhas, um programa para criar apresentações, formulários de pesquisas e uma ferramenta de desenhos. Estes softwares na nuvem substituem o Word, Excel e PowerPoint em tarefas que não são muito complexas.

WhatsApp

Quase todas as pessoas possuem um smartphone com uma conta no aplicativo de troca de mensagens, o WhatsApp. Isso pode facilitar muito a comunicação e delegação de tarefas em projetos.

A dica é criar um grupo de trabalho para cada projeto e inserir todas as pessoas que fazem parte dele. Assim, a comunicação é agilizada e a troca de e-mails é substituída pela troca de mensagens, envio de imagens, áudios e links via aplicativo.

O cuidado adicional é explicar aos participantes que aquele é um grupo de trabalho e estabelecer regras claras sobre brincadeiras, envio de imagens não ligadas ao projeto e correntes. Caso alguém descumpra a regra, vale chamar a pessoa em seu número pessoal e pedir que corrija a sua atitude.

Twygo

Se sua empresa precisa investir na capacitação das pessoas que participam dos projetos, essa é a plataforma ideal! O Twygo permite criar e acompanhar o envolvimento dos colaboradores em cursos à distância. Dessa forma, conceitos e técnicas podem ser explicados em aulas à distância e o tempo do projeto pode ser reservado apenas para a execução daquilo que foi aprendido.

Ao utilizar o Twygo, sua empresa irá diminuir a curva de aprendizagem dos colaboradores, economizar recursos com capacitações presenciais e otimizar o tempo dos projetos.

Prezi

Praticamente toda empresa tem a necessidade de criar apresentações, seja para uso interno ou para reuniões com os clientes. O software Prezi permite desenvolver apresentações realmente bonitas e interativas, com um grande impacto visual. Além disso, o programa tem algumas animações simples que ajudam a conduzir e acompanhar a exposição de fluxos de trabalho.

SurveyMonkey

É um software baseado na nuvem que permite a criação de pesquisas, tudo de uma forma simples e intuitiva. O SurveyMonkey pode ser bastante útil na hora de aplicar questionários, seja para uso da equipe de RH da empresa, para uma pesquisa de mercado com o seu público-alvo ou qualquer outra finalidade que você encontrar.

XMind

Você já usa alguma ferramenta de mapa mental? Um mapa mental é uma forma de organizar informações e processos visualmente. Em outras palavras, é um tipo de diagrama que pode ser empregado como apoio na gestão de projetos, solução de problemas, memorização e aprendizado, criação de livros, entre outros usos. O XMind é a ferramenta mais popular para a criação de mapas mentais na atualidade.

O Artia é uma Ferramenta de Gestão de Projetos SaaS. Que ajuda a sua empresa a gerenciar seus projetos desde o planejamento até a conclusão. Conheça o Artia e experimente 10 dias gratuito.

Você já usa alguma das ferramentas de gestão de projetos dessa lista? Elas são muito úteis para melhorar a qualidade e os prazos das entregas no cotidiano da empresa, ainda mais quando você tem uma série de projetos sendo desenvolvidos simultaneamente.

Como escolher a melhor ferramenta para minha empresa?

Existem três critérios que podem ser utilizados na hora de escolher as melhores ferramentas:

Pense como o usuário

Pensar no nível de maturidade e compreensão sobre os conceitos utilizados pelas ferramentas que você utilizará é essencial. Isso quer dizer que o PM Canvas, por exemplo, seria ineficiente para equipes que não sabem sobre a metodologia sob a qual ele foi criado.

Avalie a rotina da empresa

Em quais momentos e para quais fins as ferramentas serão utilizadas? Por exemplo, o Prezi pode ser muito útil na hora de treinar os usuários ou elaborar apresentações para reuniões, já o XMind pode ajudar a tornar conceitos e procedimentos mais claros. No entanto, ambos são ineficientes na gestão de prazos e tarefas.
Por isso, avalie em qual momento cada ferramenta será usada no cotidiano de seu projeto!

Escolha o mais simples

Nem sempre a ferramenta com mais funcionalidades será a melhor, ao contrário, muitas vezes as diversas funcionalidades podem confundir os usuários. Logo, a ferramenta mais adequada tende a ser a mais simples e menos complexa na utilização.
Vale muito a pena investir uma pequena parte do dia a dia da gestão pesquisando e organizando as ferramentas escolhidas, pois a economia posterior de tempo e energia será enorme!

Se você gostou das dicas e tem interesse em conhecer a nossa ferramenta para gerenciamento de projetos online, entre em contato conosco. Estamos sempre prontos para uma conversa.

Gostou do nosso post? Então assine nossa newsletter. Também nos acompanhe no Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.

A importância da Gestão de Projetos

Você sabe o quanto a Gestão de Projetos pode ajudar a melhorar os resultados da empresa?

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Neste nosso webinar, vamos explorar a importância de gerenciar seus projetos para que você atinja melhores resultados.