Gerenciamento-de-portfólios-o-que-é-e-como-executa-lo

Gestão de portfólios é uma expressão corriqueira no mundo corporativo, mas poucos profissionais sabem de fato o que esse termo significa e o quanto seu conhecimento pode agregar valor à sua companhia. Muito além de executar diversos projetos, o gerenciamento de portfólio é o uso dos conhecimentos, estratégias e técnicas de gestão no trabalho integrado de diversos projetos, que compõem uma carteira (portfólio), no intuito de maximizar o retorno sobre o investimento realizado em seu desenvolvimento, de forma eficiente e lucrativa, em sinergia plena com os objetivos estratégicos da organização.

Papel do gerente de portfólios

Nesse espectro, o papel do gerente de portfólios é o de supervisionar todos os projetos existentes sem perder de vista a visão institucional da empresa; é o especialista responsável pelo controle dos fatores críticos, capaz de adequar tempo, custos e recursos para que o conjunto de projetos sejam materializados exatamente como planejado na fase inicial de elaboração dos escopos.

Está incumbido a ele a missão de avaliar a carteira de projetos em função de seu valor de negócio e interligação às estratégias da empresa. Ou seja, o alvo primordial no gerenciamento de portfólios vai muito além de executá-los nos prazos, custos e com os recursos ideais: é mensurar o quanto cada projeto contribui para o alcance dos objetivos estratégicos da organização.

Vale a pena salientar também que enquanto o gerente de projetos está preocupado apenas com o desenvolvimento de seu próprio trabalho, o gerente de portfólios irá coordenar todos os gestores de projetos para que estes trabalhem de forma homogênea e em sincronia a empresa.

Como gerenciar um portfólio de forma eficiente

Para gerenciar um portfólio de forma eficaz e eficiente é preciso entender que existem inúmeras diferenças de foco entre essa atividade e a gestão de projetos. O primeiro ponto está no caráter do gerenciamento, que no caso dos projetos, está muito mais ligado ao âmbito operacional.

Já no gerenciamento de portfólios, o controle e o monitoramento do profissional responsável repousarão sobre o alcance dos resultados. Essa gestão tem caráter comparativo entre os diversos projetos, ou seja, a cada fase concluída, o CPMO (Chief Portfolio Management Office) deverá cruzar dados financeiros, de marketing, de vendas, além de informações econômicas externas, a fim de avaliar se aquele projeto ainda se sustenta na empresa e deve ser mantido.

O trabalho com portfólios exige antecipação às tendências, assim como a tomada de decisões antes da ocorrência dos fatos concretos. Para criar esse perfil visionário, é necessário trazer questionamentos em reuniões de portfólio, tais como os que se seguem:

  • A expectativa de nossos clientes mudou durante o desenvolvimento do projeto?
  • Esse projeto ainda é relevante para o alcance dos objetivos estratégicos da organização?
  • Estamos executando com eficiência nossos projetos ou estamos executando com eficiência algo que não deveria ser feito?

Importância do auxílio de soluções automatizadas em gerenciamento de portfólios

O trato diário com uma infinidade de variáveis que se alteram a todo momento, o controle de diversos prazos de projetos diferentes, a integração entre todos os trabalhos existentes e a avaliação de adequação de um dado portfólio são alguns elementos que tornam praticamente impossível gerir manualmente — com excelência — um portfólio.

O mercado possui hoje alguns sistemas que facilitam bastante o trabalho dos gerentes de portfólios, tal como o Artia, líder do segmento em software web para gestão de projetos. Vale a pena conferir seus acessórios e garantir sem uma equipe mais empenhada e focada em resultados sólidos para o seu negócio.

Ainda ficou com a alguma dúvida sobre o tema? Compartilhe com gente!

O que é Gerenciamento de Projetos e como aplicar na sua empresa

Dicas fundamentais para organizar os Projetos de sua Organização

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Neste nosso webinar, vamos explorar a importância de organizar seus projetos para que você atinja melhores resultados.