O guia definitivo do novo gestor

Como ser um bom gestor? Se você pretende inovar em sua função e garantir que as ações executadas em sua empresa sejam as melhores possíveis, algumas dicas e medidas são essenciais. Certo é que a tarefa de comandar equipes, desenvolver projetos e garantir as metas não é tão fácil. Por isso, quando se constrói bons planejamentos e se elabora estratégias, alcançar bons resultados torna-se bem mais fácil. E, dessa forma, é possível garantir a satisfação de todos os membros de sua equipe e de seus clientes.

Quer saber como conseguir realizar tudo isso? É simples! Confira agora este guia com dicas e instruções que pode se tornar definitivo nessa sua trajetória como gestor!

Acompanhe o andamento dos projetos

Essa ação é essencial para qualquer bom gestor. O acompanhamento dos custos, da qualidade, do atendimento aos prazos e às satisfações dos stakeholders deve ser feito diariamente. Além disso, não se pode esquecer de documentar e registrar todos os itens valiosos para o plano de projetos.
Uma boa dica é utilizar ferramentas como o EVM (Earned Value Management) para monitorar as questões relacionadas aos custos e prazos. E, sempre que precisar, tome atitudes que possam fazer o desempenho voltar ao esperado.

Não hesite em mudar o escopo

Por mais que pense que alterações sempre atrasam o prazo, é necessário perceber que elas são muito importantes em alguns momentos. Se você acredita que todos os recursos não são suficientes ou que algo está faltando para alcançar os melhores resultados, não hesite em apresentar a proposta para todos os interessados. Dessa forma, é possível ter mais segurança do que será entregue no final.
Entretanto, não esqueça que, na hora de apresentar as mudanças, você deve deixá-las bem claras, apontando os impactos e o que será mudado com estas ações.

Faça reuniões constantemente

Realizar encontros para acompanhar as tarefas de todos os membros da equipe é uma das teorias levantadas pela Project Management Institute (PMI). Certo é que este tipo de ação é fundamental para que você tenha o maior controle das atividades e das medidas que estão sendo tomadas para concretizar aquele projeto.
Além disso, é necessário que você documente todos os apontamentos e decisões que foram tomadas durante o encontro para que, em futuros encontros, eles possam ser apresentados e verificar o que já foi realizado.

Motivação é a palavra-chave

Ações que possam manter a motivação de sua equipe são fundamentais para o andamento de todas as atividades que você gerencia. Por isso, não hesite, também, em dar bonificações para aqueles que apresentam resultados acima do esperado ou crie formas de garantir que todos estejam integrados com a ideia daquele projeto. Lembre-se que esta é uma atitude já tomada pelas grandes corporações, como a Apple, Pixar Studios e Google, e tem dado certo.

Tenha sempre um plano B

Por mais que se tenha feito planejamento e acompanhado todas as etapas, nem sempre tudo sai como o esperado. Nestes momentos, é importante que você tenha sempre uma forma de atingir os resultados esperados, mas de outra forma. Além de alterações no escopo, verifique se não há a necessidade mudar outros aspectos, como a metodologia, por exemplo. Lembre-se que um plano “B” pode ser a chave para o seu sucesso ou fracasso.

Defina bem todas as metas individuais

Durante os encontros da equipe, é muito importante que você possa delegar todas as metas individuais de cada colaborador. Lembre-se de deixar o plano de ação bem claro, com as possíveis dificuldades, dependências e pontos críticos de todas as atividades. E, caso necessite, apresente a melhor forma de como conseguir driblar estes aspectos.

Saiba ouvir

Gestores não são os únicos que têm razão. Em alguns casos, é necessário saber ouvir e poder aproveitar as opiniões e ideias de todos. Elas podem ser muito relevantes e podem fazer parte daquela solução que você está buscando. Por isso não hesite em extrair ao máximo as sugestões dos membros da equipe.

Apresente os resultados e comunique as decisões

Independentemente se são boas ou ruins, todas as informações relacionadas ao projeto devem ser repassadas a todos os envolvidos. Omitir algo é bem pior do que não apresentar aquilo que é esperado. Por isso, nunca deixe de revelar o andamento do projeto para seus clientes e integrantes da equipe. Documente, divulgue e tome as ações que são necessárias.
Ser um bom gestor exige um pouco de técnica e boas ações. Se você pretende trilhar bem este caminho, não esqueça de sempre utilizar o bom senso e buscar fazer o seu melhor. Certamente, os bons resultados chegarão.

E, você? Possui alguma grande dica para aqueles que estão no papel de gestor de uma empresa? Você possui boas experiências com esta função? Não esqueça de deixar suas opiniões, ideias e sugestões nos comentários abaixo!

Gamification: Incentive sua equipe a ser mais produtiva e com qualidade

Use o Gamification para relacionar melhor o Conhecimento, Habilidades e Atitudes de sua equipe.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Assista o Webinar e conheça o conceito e possibilidades do Gamification. Melhore a produtividade da sua equipe e a qualidade de seu trabalho.