Quando nossos projetos não conseguem avançar

As maiorias das falhas nos projetos não ocorrem por problemas técnicos, mas sim por falta de comunicação, de metas, de liderança, de orçamento adequado e de previsão. Resumindo: deficiências gerenciais.

Quando falamos em gerenciamento de projetos existem alguns processos que combinados trazem bons resultados para o gerenciador, são eles: processos bem estruturados, comunicação eficiente e uma administração profissional. Esses resultados levam a projetos executados dentro do prazo, orçamento adequado e com os riscos reduzidos ao máximo (já que dificilmente conseguimos eliminá-los). Não podemos esquecer a qualidade na entrega no término, pois é um dos pontos mais importantes do projeto.

Ocorrem muitas falhas na maioria dos projetos devido a: problemas gerenciais e técnicos, sendo que os gerenciais superam os técnicos quando analisadas as causas do fracasso dos projetos. De acordo com Ricardo Vargas as principais causas de resultados ruins em projetos são:

• Os objetivos e metas são mal estabelecidos ou não são suficientemente compreendidos por toda a equipe do projeto. Comunicação é fundamental;
• Não é dada devida atenção para a complexidade;
• A quantidade ou dimensão das atividades não é balanceada com o prazo para entrega;
• Os aspectos financeiros não são analisados como deveriam;
• As ferramentas de controle adotadas não são adequadas para o gerenciamento;
• Falta de liderança e gerenciamento;
• Treinamento ou capacitação inadequado para a equipe;
• Identificação incorreta das necessidades de pessoal, equipamentos e outros recursos para execução das atividades;
• As expectativas do cliente são diferentes das identificadas para o projeto.

De acordo com esses tópicos citados acima podemos observar que um gerente de projetos com metodologias inadequadas influenciam diretamente nos fracassos em projetos.

Hoje no mercado existem diversas metodologias ágeis que podem contribuir para o resultado deles, mas os gerentes devem também buscar apoio através do PMBOK, o documento que descreve as boas práticas para gerenciamento de projetos, para alcançar o sucesso esperado. Esse foi elaborado e difundido pelo Project Management Institute (PMI), órgão internacional que desenvolve a área de gerenciamento de projetos em todos os cantos do mundo.

A importância da Gestão de Projetos

Você sabe o quanto a Gestão de Projetos pode ajudar a melhorar os resultados da empresa?

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Neste nosso webinar, vamos explorar a importância de organizar seus projetos para que você atinja melhores resultados.