Termos de Gerenciamento de Projetos
A gestão de projetos é uma área bastante complexa e que é composta por inúmeros termos, sejam de negócios em gerais ou específicos da área. Entender esses conceitos é fundamental para compreender as conversas diárias e conseguir aplicar práticas de maneira eficaz.
Por isso, este glossário foi criado para descomplicar os principais termos, conceitos e metodologias que compõem o universo de projetos.
Aqui, você encontrará definições claras e objetivas que vão te ajudar a se comunicar melhor com sua equipe, tomar decisões mais assertivas e dominar as melhores práticas da área. Explore o conteúdo e fique à frente dos seus projetos!
A
Abordagem de desenvolvimento
É a metodologia adotada para durante o ciclo de vida de um projeto.
Ação corretiva
É uma atividade que consiste em reordenar o trabalho do projeto quando algo não sai de acordo com o que foi previsto no plano de gerenciamento.
Alocação de equipe
É a técnica de distribuir a equipe de projeto em diferentes tarefas, de modo a aproveitar o melhor de cada um e equilibrar o volume de trabalho entre todos.
Amostragem estatística
É uma técnica de controle de qualidade que consiste em pegar uma pequena amostra do trabalho para analisar a qualidade do projeto como um todo.
Análise de causa raiz (RCA)
É uma técnica de análise de dados utilizada para identificar a origem de defeitos ou riscos de um projeto.
Análise de demanda X capacidade
Consiste em analisar a capacidade produtiva da equipe do projeto e comparar com a demanda de trabalho que está sendo executado para verificar se a equipe está sobrecarregada, ociosa ou com o volume de trabalho ideal.
Análise de desempenho
É uma técnica de análise de dados utilizada para medir o desempenho do projeto e comparar com as métricas definidas pelo processo de gerenciar a qualidade.
Análise SWOT
É uma ferramenta de análise de cenário para verificar quais as forças (S), fraquezas (W), oportunidades (O) e ameaças (T).
Apetite de risco
É o quão aberta à ocorrência de riscos a organização está.
Aquisições
É o processo de adquirir toda a infraestrutura, materiais e recursos humanos necessários para realizar o trabalho do projeto.
Áreas de conhecimento
São as áreas presentes em um projeto que devem ser gerenciadas. Existem 10 áreas de conhecimento de acordo com o PMBOK®: escopo, comunicação, cronograma, recursos, riscos, custos, qualidade, integração, aquisições e partes interessadas.
Artefatos
Documentos, modelos ou entregáveis produzidos ao longo do projeto, como planos de projeto, relatórios e diagramas.
Ata de Reunião
Documento formal que resume o que foi discutido, acordado e as decisões tomadas durante uma reunião de projeto.
Atividade
É um trabalho necessário para a entrega do projeto. Não consiste apenas na tarefa em si, mas também em como ela é realizada (quais técnicas e ferramentas são adotadas, por quem é realizada etc.).
Atividade predecessora
É a atividade que antecede uma próxima. Conceito utilizado no cronograma de projeto para estipular a sequência das atividades.
Atividade sucessora
É a atividade que sucede uma anterior. Conceito utilizado no cronograma de projeto para estipular a sequência das atividades.
Ativos de processos organizacionais
É o conjunto de processos, políticas, procedimentos e bases de conhecimento utilizados pela organização que podem impactar no gerenciamento do projeto.
Auditoria
É o processo de verificar se o projeto está de acordo com as políticas e procedimentos estabelecidos no plano de gerenciamento do projeto.
B
Backlog
É a lista priorizada de requisitos, funcionalidades ou tarefas que precisam ser executadas em um projeto, comum em metodologias ágeis como o Scrum.
Benchmarking
É o processo de comparar as práticas, processos e resultados do projeto com os de outras organizações ou projetos para identificar oportunidades de melhoria.
Baseline (Linha de Base)
É a versão aprovada de um plano (de escopo, custo ou cronograma) que serve como referência para medir o desempenho do projeto ao longo do tempo.
Boas práticas
É um conjunto de recomendações para gerenciamento de projetos, geralmente indicadas pelo PMBOK.
Brainstorming
É uma técnica de geração de ideias em grupo, utilizada para estimular a criatividade e encontrar soluções para problemas ou desafios do projeto.
Budget (Orçamento)
Quantidade total de recursos financeiros alocados para um projeto, definida no início e ajustada conforme necessário ao longo do ciclo de vida do projeto.
Burn up chart (gráfico de burnup)
É uma representação gráfica do trabalho que já foi realizado em detrimento do tempo que já foi despendido no projeto.
Burndown chart (gráfico de burndown)
É uma representação gráfica do trabalho que precisa ser realizado em detrimento do tempo disponível até a entrega.
Business case
É um documento criado ainda no pré-projeto para avaliar os benefícios de desenvolver o projeto.
C
Caminho de rede
É a sequência de atividades apresentadas no diagrama de rede.
Caminho Crítico
É a sequência de atividades que determina a duração total do projeto. Qualquer atraso em uma dessas atividades pode afetar diretamente a data de conclusão do projeto.
Canvas de projeto
É um modelo visual para planejamento de projeto, contendo as principais informações sobre o projeto.
Carta do Projeto (Project Charter)
É o documento formal que autoriza o início do projeto, define seus objetivos, escopo, partes interessadas e alocações iniciais de recursos.
Certificação
É um título/declaração que profissionais de gestão de projetos obtém para comprovar sua capacitação na área. Geralmente são emitidas por órgãos especializados em gestão de projetos, como o PMI.
Ciclo de vida do produto
É um conjunto de fases da produção de um produto, que vão desde o seu surgimento até fim do desenvolvimento.
Ciclo de vida do projeto
É um conjunto de fases que representam a evolução do projeto, desde o seu surgimento (início) até o término. O ciclo de vida do projeto pode ser incremental, iterativo ou preditivo.
Cliente
É a pessoa que receberá a entrega final do projeto.
Coleta de requisitos
É o processo de coletar os requisitos das partes interessadas e documentar para que sejam atendidos no final do projeto. Integra a área de gerenciamento do escopo do PMBOK.
Comitê de mudanças
É um grupo de pessoas responsável por avaliar, aprovar ou rejeitar solicitações de mudanças no projeto.
Compressão do cronograma
É uma técnica aplicada para diminuir a duração do cronograma o máximo possível, mas sem desrespeitar o escopo do projeto.
Comunicação
É o processo de troca de informações entre as partes interessadas do projeto, essencial para garantir que todos estejam alinhados e informados sobre o progresso e as mudanças.
Conformidade
É o status daquilo que está conforme, ou seja, dentro do esperado. É um conceito muito utilizado na área de gerenciamento da qualidade para indicar que o projeto está de acordo com os padrões de qualidade estabelecidos.
Contrato
É um documento que acorda deveres das partes interessadas no projeto. Geralmente utilizado para formalizar a contratação de terceiros ou de fornecedores.
Crashing
É uma técnica que consiste em encurtar o cronograma o máximo possível com a adição de recursos.
Cronograma
É a ferramenta de planejamento que organiza as atividades que precisam ser realizadas no projeto em função do tempo.
Cronograma de marcos (Milestones)
É um tipo de representação de cronograma do projeto que tem o objetivo de listar os marcos do projeto, ou seja, as entregas mais importantes.
Curva S
É o gráfico que mostra o progresso acumulado do projeto em relação ao tempo, utilizado para monitorar o desempenho e identificar desvios entre o planejado e o realizado.
Custo
São todos os gastos associados à realização do projeto, incluindo mão de obra, materiais, equipamentos e despesas indiretas.
Custo real
É o que realmente está sendo gasto, em valores monetários, na execução do projeto. É comparado com o custo estipulado para verificar se está dentro do planejado ou não.
D
Daily
É uma reunião diária realizada para indicar as atividades do dia, geralmente utilizada no framework Scrum.
Dashboard
É o painel de controle que apresenta uma visão geral do status do projeto em tempo real, com indicadores visuais de desempenho, progresso, riscos e problemas.
Data de início mais cedo
É um termo do método do caminho crítico que significa o momento mais cedo que a equipe de projeto pode começar a executar as atividades descritas no cronograma.
Data de início mais tarde
É um termo do método do caminho crítico que significa o momento mais tarde que a equipe de projeto pode começar a executar as atividades descritas no cronograma.
Data de término mais cedo
É um termo do método do caminho crítico que significa o momento mais cedo que a equipe de projeto pode terminar de executar as atividades descritas no cronograma.
Data de término mais tarde
É um termo do método do caminho crítico que significa o momento mais tarde que a equipe de projeto pode terminar de executar as atividades descritas no cronograma.
Decomposição
É a técnica de dividir o trabalho do projeto em partes menores e mais fáceis de gerenciar.
Declaração de Escopo
Documento que descreve detalhadamente o trabalho a ser realizado, os entregáveis do projeto, as exclusões e os critérios de aceitação.
Dependência
Relação entre atividades em que uma depende da conclusão de outra para ser iniciada. Essas dependências podem ser lógicas, obrigatórias ou opcionais.
Diagrama de causa e efeito (diagrama de ishikawa)
É uma técnica da qualidade do projeto que consiste em decompor as partes do problema até chegar na sua causa.
Diagrama de Gantt
Ferramenta gráfica usada para visualizar o cronograma do projeto, mostrando as atividades em barras horizontais de acordo com seu início, duração e fim.
Diagrama de rede
É um tipo de representação do cronograma do projeto focado em mostrar as interações entre as atividades, como elas se conectam e como elas podem afetar umas as outras.
Dicionário da EAP
É um documento que reúne todas as informações sobre os elementos da EAP, a fim de criar uma linguagem única entre a equipe do projeto.
DMAIC
É uma metodologia de melhoria de processos que se baseia em cinco etapas: Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar.
Documentação do Projeto
Conjunto de documentos que descrevem, registram e acompanham o progresso do projeto, incluindo planos, relatórios, atas de reunião, contratos e registros de controle.
E
EAP (Estrutura Analítica do Projeto)
É a decomposição do escopo do projeto em partes menores. A utilização da EAP é muito benéfica porque fornece uma visão estruturada de tudo que deve ser entregue e facilita o gerenciamento do projeto.
Elaboração progressiva
É o processo de aumentar os detalhes do plano de gerenciamento do projeto à medida que o gerente de projetos possuir mais informações.
Encerrar o projeto ou fase
É o processo de finalizar todas as atividades do projeto. Integra a área de gerenciamento da integração do PMBOK.
Engajamento de Stakeholders
É o processo de identificar e gerenciar as expectativas e o envolvimento das partes interessadas para garantir que suas necessidades sejam atendidas ao longo do projeto.
Entregas
É uma fase, tarefa ou produto do projeto concluída.
Equipe de projeto
A equipe de projeto é a parte de recursos humanos que realmente executa o projeto.
Escalonamento de Problemas (Escalation)
Processo de encaminhar questões, riscos ou decisões para níveis superiores de gestão ou para as partes interessadas, quando não podem ser resolvidas dentro do nível atual de autoridade.
Escopo do produto
Refere-se às características e funcionalidades que o produto ou serviço final deve ter para atender às expectativas e requisitos dos stakeholders. Envolve especificações detalhadas sobre o que será entregue como resultado do projeto.
Escopo do projeto
É o conjunto de todos os processos, atividades e entregáveis necessários para a conclusão do projeto. Refere-se ao trabalho total que deve ser realizado, garantindo que os objetivos sejam alcançados dentro das restrições de tempo, custo e qualidade.
Esforço
É a quantidade total de trabalho necessário para completar uma tarefa ou atividade em um projeto, geralmente medido em horas, dias ou semanas de trabalho.
Estimativa
É uma previsão aproximada dos recursos, tempo, custos e esforços necessários para completar atividades ou entregáveis de um projeto.
Estimativa bottom-up
É uma técnica de estimativa em que o esforço, tempo ou custo de cada atividade do projeto é calculado individualmente, e essas estimativas são agregadas para obter o valor total do projeto. É um método detalhado e preciso, pois começa do nível mais baixo (atividades específicas) e vai subindo até o nível do projeto como um todo.
Estimativa Paramétrica
É um método de estimativa que utiliza dados históricos e variáveis mensuráveis (parâmetros) para calcular o tempo, custo ou esforço com base em relações matemáticas. Por exemplo, se construir 1 km de estrada custa X, construir 10 km custará 10 vezes X.
Estimativa Três Pontos (PERT)
É uma técnica de estimativa de tempo em projetos feita através de três perguntas: Se tudo der certo, quanto tempo o projeto vai demorar para ser entregue? (Estimativa otimista) Se tudo der errado, quanto tempo o projeto vai demorar para ser entregue? (Estimativa pessimista) Se tudo ocorrer dentro do esperado, com possíveis atrasos, quanto tempo o projeto vai demorar para ser entregue? (Estimativa mais provável)
F
Fases do projeto
São as divisões principais do ciclo de vida do projeto que marcam diferentes estágios, como iniciação, planejamento, execução, monitoramento e encerramento. Cada fase tem seus próprios objetivos e entregáveis.
Fast tracking
Também conhecido como paralelismo, é uma técnica que consiste em executar as atividades estipuladas no cronograma de forma simultânea, ou seja, não é preciso aguardar a conclusão de uma tarefa para começar outra.
Fatores ambientais da empresa
É o conjunto de ações, atividades e recursos da empresa que não estão sob o controle da equipe de projetos, mas que podem influenciar na execução do empreendimento.
Feedback
Informação fornecida pelas partes interessadas ou membros da equipe sobre o desempenho, qualidade ou andamento de atividades do projeto. O feedback é fundamental para ajustes e melhorias contínuas.
Ferramentas
São recursos (tais como gráficos e softwares) que auxiliam no trabalho de execução, gerenciamento e monitoramento do projeto.
Fluxo de Trabalho (Workflow)
É a sequência de tarefas e processos que precisam ser realizados para completar uma atividade ou um conjunto de atividades dentro do projeto, garantindo que as ações fluam de forma eficiente e organizada.
Fluxograma
É uma ferramenta que serve para mapear os processos de um projeto, com suas entradas e saídas, para estimar tempo, custos e possíveis melhorias.
Folga (Float)
Tempo extra que uma atividade pode atrasar sem afetar a data de término do projeto ou de uma sequência de atividades. A folga ajuda a gerenciar cronogramas e lidar com imprevistos.
G
Gerenciamento da integração
É uma das dez áreas de conhecimento do PMBOK e consiste na reunião de todos os processos e atividades para identificar, unificar e controlar os processos, técnicas e ferramentas da gestão de projetos.
Gerenciamento da qualidade
É uma das dez áreas de conhecimento do PMBOK e consiste na reunião de todos os processos para incorporar e controlar políticas de qualidade ao projeto.
Gerenciamento da comunicação
É uma das dez áreas de conhecimento do PMBOK e consiste na reunião de todos os processos necessários para garantir a troca de informações entre as partes interessadas do projeto.
Gerenciamento de partes interessadas
É uma das dez áreas de conhecimento do PMBOK e consiste na reunião de todos os processos necessários para identificar todas as partes interessadas, gerenciar suas expectativas e desenvolver técnicas de engajamento.
Gerenciamento de aquisições
É uma das dez áreas de conhecimento do PMBOK e consiste na reunião de todos os processos necessários para adquirir produtos, serviços ou recursos externos.
Gerenciamento de riscos
É uma das dez áreas de conhecimento do PMBOK e consiste na reunião de todos os processos para identificar, analisar, gerenciar e elaborar planos de respostas aos riscos do projeto.
Gerenciamento do cronograma
É uma das dez áreas de conhecimento do PMBOK e consiste na reunião de todos os processos necessários para gerenciar o término do projeto dentro do tempo estipulado. Antes da 6ª edição era chamada de gerenciamento do tempo.
Gerenciamento do escopo
É uma das dez áreas de conhecimento do PMBOK e consiste na reunião de todos os processos para garantir que o projeto engloba todo o trabalho necessário para ser entregue com sucesso.
Gerenciamento dos custos
É uma das dez áreas de conhecimento do PMBOK e consiste na reunião de todos os processos necessários para planejar, estimar e controlar os custos do projeto.
Gerenciamento dos recursos
É uma das dez áreas de conhecimento do PMBOK e consiste na reunião de todos os processos para identificar, adquirir e gerenciar os recursos necessários para o projeto.
Gerente de projetos
É o profissional incumbido de planejar, controlar e executar o projeto, responsável direto por fazer a entrega com sucesso.
Gestão ágil
É um tipo de gerenciamento de projetos pensado para equipes com muitas demandas e entregas rápidas. A principal metodologia baseada na gestão ágil é o Scrum.
Gestão de portfólio de projetos
É o uso de conhecimentos, estratégias e técnicas para gerenciar o portfólio de projeto, isto é, o trabalho integrado de vários projetos.
Gestão de projetos
Segundo o PMBOK, gestão de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender seus requisitos.
Gestão de tarefas
É a reunião de técnicas e ferramentas para monitorar e controlar as tarefas que precisam ser executadas para entregar um projeto.
Gold plating
Gold Plating consiste em uma técnica de aumentar o projeto para entregar mais do que o cliente pediu. É uma prática perigosa porque vai contra uma das boas práticas do PMBOK: a delimitação do escopo para entregar o necessário e somente o necessário para a conclusão do projeto.
Gráfico de Gantt
É uma ferramenta visual de cronograma que exibe o tempo de início e término das atividades em barras horizontais. Utilizado para acompanhar o progresso e planejar as atividades de um projeto.
GTD (Getting Things Done)
GTD é uma técnica de foco e produtividade desenvolvida pelo norte-americano David Allen. O GTD é baseado em cinco passos: coletar, processar, organizar, revisar e fazer.
H
Habilidades interpessoais
É o conjunto de habilidades sociais e emocionais que permitem a um gerente de projetos interagir efetivamente com a equipe, partes interessadas e outros envolvidos no projeto, incluindo liderança, motivação e resolução de conflitos.
Histograma
É o gráfico que representa a distribuição de dados, frequentemente utilizado para mostrar a alocação de recursos ou a carga de trabalho ao longo do tempo no contexto do gerenciamento de projetos.
Histograma de recursos
É um gráfico de barras que mostra a distribuição do trabalho de um recurso ao longo do tempo. É utilizado para planejar a distribuição dos recursos humanos ao longo do projeto.
Homologação
Processo de validação final de um produto ou serviço para garantir que atende aos requisitos e expectativas dos stakeholders antes da entrega oficial ou lançamento.
I
Identificar as partes interessadas
É o processo de identificar e registrar todas as partes interessadas no projeto. Integra a área de gerenciamento das partes interessadas do PMBOK.
Identificar os riscos
É o processo de identificar todos os riscos aos quais o projeto está sujeito e as fontes desses riscos. Integra a área de gerenciamento dos riscos do PMBOK.
Impacto
Efeito ou resultado que um projeto ou sua entrega tem sobre o ambiente, stakeholders ou outros projetos. O impacto pode ser positivo ou negativo e deve ser avaliado ao longo do ciclo de vida do projeto.
Impedimento
É uma barreira, um gargalo que não foi identificado no processo de gerenciamento de riscos e que mais tarde pode causar atraso na entrega do projeto.
Implementar respostas aos riscos
É o processo de implementar alternativas definidas no processo de planejar as respostas aos riscos. Integra a área de gerenciamento dos riscos do projeto.
Incremento
É um artefato do framework Scrum. Consiste no conjunto de todos os itens concluídos no Product Backlog.
Indicadores de Desempenho (KPIs)
São métricas utilizadas para medir o progresso e o sucesso de um projeto em relação aos seus objetivos. Os KPIs ajudam na avaliação do desempenho e na tomada de decisões.
Inovação
Introdução de novas ideias, processos ou produtos que podem melhorar a eficácia ou eficiência de um projeto. A inovação é um fator importante para a competitividade e o sucesso.
Investimento
Recursos financeiros ou não financeiros alocados a um projeto, com a expectativa de retorno ou benefício futuro. A análise de investimento ajuda a determinar a viabilidade e a justificativa do projeto.
Issue List
É uma lista de questões e problemas que surgem no decorrer do projeto.
J
Jornada do Usuário
É o mapeamento das etapas que um usuário passa ao interagir com um produto ou serviço.
Justificativa do Projeto
É o documento que apresenta as razões e os benefícios esperados de um projeto. A justificativa é usada para apoiar a decisão de iniciar o projeto e é um componente chave do Business Case.
Just-in-Time (JIT)
É um princípio de produção que visa minimizar estoques, produzindo apenas o que é necessário, quando é necessário. Na gestão de projetos, a abordagem JIT pode ser aplicada para otimizar recursos e eficiência.
K
Kaizen
Filosofia japonesa que significa “melhoria contínua”. Na gestão de projetos, refere-se a práticas e estratégias que promovem a melhoria contínua dos processos e a eficiência na execução.
Kanban
É um sistema de gestão visual para controle de tarefas e fluxos de trabalho através da utilização de colunas e cartões. É utilizado principalmente na gestão de projetos ágeis, pois é fácil controlar os status das tarefas.
Kick-off Meeting (Reunião de Início)
Reunião realizada no início do projeto para alinhar a equipe, discutir objetivos, expectativas e o cronograma, garantindo que todos estejam na mesma página.
Know-how
Conhecimento prático e habilidades que a equipe do projeto possui, essenciais para a execução das atividades e a resolução de problemas. O know-how pode ser um diferencial importante na gestão de projetos.
KPI
Sigla para Key Performance Indicator. São indicadores-chave que revelam o real desempenho do projeto em relação ao seu objetivo.
L
Lag time (tempo de espera)
É o tempo de espera de uma atividade predecessora.
Lead time (tempo de antecipação)
É a antecipação do início de uma atividade sucessora.
Lições Aprendidas
Lições aprendidas é uma técnica do PMBOK que consiste em armazenar as lições aprendidas no projeto para serem consultadas em projetos futuros.
Linha de base (baseline)
É um dado de referência que o gerente de projetos precisa monitorar para que o projeto não exceda em termos de custos, tempo ou entrega.
Linha de base do cronograma
É a versão inicial do cronograma, aprovada no processo de definição de cronograma. Ela é utilizada como uma referência para que o gerente de projetos consulte e compare o tempo que está sendo utilizado com o que foi planejado originalmente, gerenciando possíveis mudanças.
Linha de base do escopo
É a versão inicial do escopo, aprovada no processo de definição de escopo. Ela é utilizada como uma referência para que o gerente de projetos consulte e compare o trabalho que está sendo executado com o que foi planejado originalmente, gerenciando possíveis mudanças.
Linha de base dos custos
É a versão inicial do orçamento, aprovada no processo de determinar o orçamento. Ela é utilizada como uma referência para que o gerente de projetos consulte e compare os custos reais do projeto com o que foi planejado originalmente, gerenciando possíveis mudanças.
Lista de atividades
É um documento que lista todas as atividades do projeto e suas descrições para fornecer informações suficientes para que a equipe do projeto execute o seu trabalho.
Listas de verificação de qualidade
É uma checklist utilizada para verificar se as entregas foram realizadas dentro do esperado.
M
Manifesto Ágil
É uma declaração de princípios que fundamentam o desenvolvimento ágil de projeto, assinada pelos principais desenvolvedores de software ao redor do mundo.
Mapa mental
É a representação visual das ideias geradas em uma sessão de brainstorming.
Marcos (Milestones)
São pontos de verificação significativos no cronograma do projeto que indicam a conclusão de uma fase ou a entrega de um entregável importante.
Matriz de probabilidade e impacto
É uma matriz que compara a probabilidade de ocorrência dos riscos e o nível de impacto caso eles aconteçam.
Matriz de rastreabilidade dos requisitos
É uma matriz que rastreia os requisitos do projeto, desde a sua solicitação até a implementação.
Matriz de Responsabilidade
Também conhecida como a matriz RACI (Responsible, Accountable, Consulted, Informed), a matriz de responsabilidade é um recurso que mapeia as partes envolvidas e atribui funções para cada uma, ajudando na comunicação e na organização do projeto.
Maturidade em Gestão de Projetos
É o nível de eficiência que uma empresa ou um gerente tem em gerenciar seus projetos.
Melhoria contínua
É a prática de melhorar cada vez mais os processos e resultados do projeto.
Método do Caminho Crítico (Critical Path Method ou CPM)
É um método que identifica a sequência de tarefas para verificar quais podem atrasar todo o projeto se não forem entregues a tempo, auxiliando para que a equipe de projeto tenha clareza sobre quais as entregas mais importantes.
Metodologia
É um conjunto de regras e diretrizes para gerenciamento de um projeto. As metodologias de projetos podem ser ágeis, híbridas ou preditivas.
Métricas
São dados quantitativos utilizados para medir o desempenho e a eficácia de um projeto. As métricas ajudam a avaliar o progresso em relação aos objetivos estabelecidos.
Modelo em cascata
É uma abordagem para gerenciamento de projetos em fases sequenciais, ou seja, uma fase só pode começar depois que outra tiver sido concluída. É considerada mais tradicional e de alto risco de atrasos.
N
Negociação
É a técnica para chegar a um acordo entre partes conflitantes.
Nível de esforço (NDE)
Quando alguma entrega não pode ser mensurada pelo resultado é utilizado o NDE para medir o esforço empreendido (tempo).
Nivelamento de recursos
É uma técnica que consiste em ajustar as datas de início e término do projeto de acordo com os recursos disponíveis.
Networking
Construção e manutenção de relacionamentos profissionais que podem ser úteis para o sucesso do projeto.
O
Objetivos
São metas específicas que um projeto pretende alcançar. Os objetivos devem ser claros e mensuráveis, pois orientam o planejamento e a execução do projeto.
Oportunidade
É uma situação favorável que pode ser aproveitada para beneficiar o projeto ou a organização.
Orçamento
É uma previsão de todos os gastos do projeto.
Orçamento no término (ONT)
É a soma de todos os custos do projeto.
Organização funcional
É um perfil organizacional em que o gerente de projetos tem autonomia limitada e deve responder aos outros gerentes das áreas de negócio.
Organização matricial
É um perfil organizacional em que o gerente de projetos divide a responsabilidade com os gerentes das áreas de negócio.
Organização patrocinadora
É a instituição responsável por financiar o projeto.
Organograma
É a representação gráfica da organização da equipe do projeto, contendo informações sobre o nível hierárquico e os cargos de cada um.
P
Pacote de trabalho
É a menor unidade de trabalho no projeto, geralmente usada para descrever uma atividade ou conjunto de atividades específicas dentro da Estrutura Analítica do Projeto (EAP).
Paralelismo
Também conhecido como Fast Tracking, é uma técnica que consiste em executar as atividades estipuladas no cronograma de forma simultânea, ou seja, não é preciso aguardar a conclusão de uma tarefa para começar outra.
Partes interessadas
São todas as pessoas e organizações que podem afetar ou serem afetadas pelo resultado do projeto. (Tradução para stakeholders)
Patrocinador
É a parte interessada responsável por financiar o projeto (também conhecida como sponsor).
PDUs
Sigla em inglês para Unidade de Desenvolvimento Profissional. Na gestão de projetos são atividades que os profissionais precisam desenvolver para manter as certificações ativas e comprovar que estão se desenvolvendo.
Planejamento em ondas sucessivas
É a técnica de quebrar o projeto em ondas e ir planejando cada uma conforme o projeto for avançando.
Planning poker
É uma técnica de estimativa de tempo utilizada pelo framework Scrum. Ele funciona basicamente como um jogo de cartas onde os membros do time Scrum atribuem pontos a cada entrega do escopo do projeto, chegando a um consenso de quanto tempo cada atividade levará para ser entregue.
Plano de Projeto
É o documento que detalha como o projeto será executado, monitorado e controlado, cobrindo escopo, cronograma, orçamento, qualidade, riscos e comunicação.
PMBOK (Project Management Body of Knowledge)
É o maior guia da gestão de projetos, publicado pelo Project Management Institute (PMI).
PMI (Project Management Institute)
Atualmente é a maior associação para profissional de gestão de projetos no mundo. O PMI é uma associação sem fins lucrativos que já conta com mais de meio milhão de associados. É responsável pela produção e publicação do PMBOK e por emitir certificações importantes, como a PMP.
PMO (Project Management Office)
Escritório de gerenciamento de projetos (PMO) é um departamento dentro da organização responsável por padronizar, organizar e planejar todos os projetos da organização.
PMO Corporativo
É um tipo de escritório de projetos (PMO) que tem como principal objetivo gerenciar os projetos da organização com foco no planejamento estratégico.
PMO Organizacional
É um tipo de escritório de projetos (PMO) responsável por gerenciar os projetos de um setor específico da organização.
Portfólio de projetos
É o agrupamento de projetos, programas, subportfólios e operações com o objetivo de otimizar a execução do trabalho na organização.
Prazo
É a data limite para a conclusão de uma atividade, tarefa ou fase do projeto, essencial para manter o cronograma sob controle.
Previsão orçamentária
É a técnica de estimar os custos do projeto de acordo com as informações disponíveis no momento do planejamento.
Previsões do cronograma
É a técnica de estimar o cronograma do projeto com as informações disponíveis no momento do planejamento.
Processo
Representa uma série de atividades contínuas para alcançar um resultado de acordo com as entradas.
Product backlog (backlog do produto)
É uma lista com todas as funcionalidades que precisam ser desenvolvidas para a entrega final do produto.
Product owner
É o responsável por garantir que o produto seja entregue dentro do esperado. Coordena o time de desenvolvimento e os principais eventos do framework.
Programa
É um conjunto de projetos relacionados entre si e gerenciados de forma a alcançar objetivos em comum.
Project Model Canvas
É um método visual para planejamento de projetos que consiste em um quadro organizado com algumas perguntas como: “o que”, “por que” e “como”.
Projeto
É um esforço temporário empreendido para obter um resultado único.
Projeto SaaS
É um projeto cujo gerenciamento é feito através de um software na nuvem (online).
Q
Qualidade
É garantir que a entrega do projeto seja feita dentro da qualidade esperada, satisfazendo todas as partes interessadas.
Quadro Kanban
É a ferramenta visual usada para gerenciar e acompanhar o progresso de tarefas em um fluxo de trabalho.
Quociente de Sucesso
Medida utilizada para avaliar o sucesso de um projeto, levando em consideração os objetivos atingidos, a satisfação dos stakeholders e a aderência ao escopo, tempo e orçamento.
R
Reavaliação de riscos
É um processo para reavaliar os riscos do projeto dentro de um determinado intervalo de tempo. A reavaliação de riscos pode revelar novos riscos e indicar riscos que não existem mais.
Reconciliação dos limites de recursos financeiros
É uma técnica de conciliar a variação entre os recursos financeiros empregados no projeto e o limite de gastos previsto.
Recursos
São os elementos necessários para a execução das atividades do projeto, como equipe, equipamentos, materiais, tempo e orçamento.
Regulamentações
São regras impostas por órgãos governamentais a fim de determinar características de produtos, serviços ou processos.
Relação de precedência
É quando uma atividade depende da outra para ser executada. Tipo de dependência utilizada no método do diagrama de precedência.
Requisito
É uma necessidade ou expectativa das partes interessadas que o projeto ou produto final deve atender.
Reserva de contingência
É um fundo de orçamento ou cronograma do projeto mantido fora da linha de base do projeto. É acionado em caso de riscos identificados do projeto surgirem.
Reserva gerencial
É um fundo de orçamento ou cronograma do projeto mantido fora da linha de base do projeto. É acionado em caso de riscos desconhecidos do projeto surgirem.
Retrospectiva da Sprint (Sprint Retrospective)
É um evento do framework Scrum, que consiste em uma pequena reunião de autoavaliação do time Scrum para avaliar pontos positivos e negativos do trabalho e o que pode ser melhorado nas próximas Sprints.
Revisão dos riscos
É uma reunião para revisar os riscos do projeto e verificar como eles reagiram às respostas.
Risco
É um evento ou condição incerta que, se ocorrer, pode ter um impacto positivo ou negativo no projeto. A gestão de riscos envolve identificar, analisar e responder a esses riscos para minimizar impactos negativos e maximizar oportunidades.
Risco geral do projeto
É o risco principal do projeto como um todo, que pode implicar em atrasos ou comprometer o resultado do projeto.
Risco residual
É um risco que existe mesmo após a implementação de uma resposta a ele.
Risco secundário
É um risco que surge depois da implementação de uma resposta a um risco primário.
S
Scrum
É um framework iterativo e incremental para gestão de projetos ágeis. Inicialmente ele foi pensado para o desenvolvimento de software, mas atualmente utiliza-se o método nos mais variados tipos de projetos.
Scrum Master
É um componente do time Scrum responsável por garantir que os demais membros da equipe entendam a teoria do framework e a executem da forma correta.
Simulação de Monte Carlo
É um tipo de análise estatística baseada em avaliar várias partes aleatórias de um todo para chegar a um resultado.
Sistemas de gerenciamento de informações
São processos e recursos utilizados para reunir, integrar e transmitir as informações do projeto.
SLA (Service Level Agreement)
Acordo de Nível de Serviço, que define os padrões de desempenho e qualidade que devem ser atingidos, principalmente em contratos com fornecedores ou parceiros externos. O SLA estabelece métricas e consequências para não conformidade.
Software de gestão de projetos
É uma ferramenta digital que auxilia no gerenciamento dos projetos, facilitando a gestão de custos, de equipe, de tempo e muito mais.
Sponsor do projeto
É a parte interessada responsável por financiar o projeto (também conhecida como patrocinador).
Sprint
É um ciclo de tempo curto e definido, normalmente de 1 a 4 semanas, usado em metodologias ágeis como Scrum. Durante cada sprint, a equipe trabalha em um conjunto específico de tarefas que resultam em um incremento do produto.
Sprint Backlog (Backlog da Sprint)
É um conjunto de funcionalidades a serem desenvolvidas no produto durante uma Sprint.
Sprint Planning
É a reunião de planejamento da Sprint, evento responsável por planejar o trabalho que será executado dentro de uma Sprint.
Sprint Review
É a reunião de revisão da sprint, que visa avaliar os pontos positivos e negativos e verificar o que já foi entregue do Product Backlog.
Stakeholders
São todas as pessoas e organizações que podem afetar ou serem afetadas pelo resultado do projeto. (Traduzido como partes interessadas)
Status Report (Relatório de Status)
Comunicação periódica que atualiza as partes interessadas sobre o progresso do projeto, destacando o andamento em relação ao cronograma, custos, escopo e riscos. Ajuda a manter a transparência e permite ajustes, se necessário.
SWEBOK (Software Engineering Body of Knowledge)
SWEBOK é um guia de conhecimento em engenharia de software. Ele é pertinente para a gestão de projetos porque uma de suas áreas de conhecimento é a “projeto de software” e recomenda boas práticas para esse tipo de projeto.
T
Tarefa
É uma entrega que precisa ser realizada dentro de um determinado período.
Técnica Delphi
A técnica Delphi consiste em formar um grupo de especialistas para avaliar as metas e objetivos do projeto preservando o seu anonimato e valorizando a sua opinião em detrimento da equipe de projetos recém estruturada.
Técnica Pomodoro (Pomodoro Technique)
É uma técnica de gestão de tempo muito utilizada para aumentar a produtividade de equipes de projetos. Ele divide o trabalho em tempos de 25 minutos com intervalos de 5 para ajudar os profissionais a manter o foco.
Template
É um modelo, ou seja, uma estrutura pronta para o planejamento do empreendimento.
Termo de abertura do projeto (TAP)
É um documento que autoriza o início do projeto e permite que o gerente de projetos inicie o gerenciamento das atividades.
Termo de aceite da entrega
É um documento que formaliza a entrega do projeto finalizado ao cliente.
Teste de aceitação
Processo de validação pelo qual o cliente ou usuário final verifica se o produto ou serviço entregue atende aos requisitos especificados e está pronto para ser aceito.
Time de Desenvolvimento
É a parte do Time Scrum responsável por desenvolver o produto que precisa ser entregue no projeto, ou seja, é a parte da equipe que efetivamente executa as sprints.
Timebox
É um termo que consiste em estabelecer um tempo máximo para uma entrega ou um evento do projeto, para que tudo seja feito dentro desse prazo acordado.
Timesheet
É uma ferramenta para registrar o tempo gasto com cada atividade do projeto. É utilizada para que o gerente de projetos controle a quantidade de horas gastas pela equipe em cada tarefa.
U
Usuário final
É a pessoa ou grupo que irá utilizar o produto, serviço ou resultado final do projeto.
Urgência
É o grau de prioridade de uma tarefa ou atividade, com base no tempo disponível para sua execução.
Utilização de recursos
É a medida de quanto dos recursos disponíveis (pessoas, equipamentos, orçamento) estão sendo usados em um projeto.
Unidade de trabalho
É a quantidade específica de esforço ou atividade necessária para completar uma tarefa no projeto.
V
Validação do escopo
É o processo de aceitação do escopo por todas as partes interessadas.
Valor agregado
É a técnica usada para medir o desempenho e o progresso de um projeto em termos financeiros. O valor agregado compara o trabalho planejado com o trabalho realizado, ajudando a identificar desvios em relação ao cronograma e orçamento.
Viabilidade
É a análise da possibilidade de sucesso de um projeto com base em sua viabilidade técnica, financeira e operacional.
Variação de Prazo
É a diferença entre o trabalho planejado e o trabalho realmente concluído em um determinado período. A variação de prazo indica se o projeto está adiantado ou atrasado em relação ao cronograma.
Variação de Custo
É a diferença entre o custo planejado e o custo real em um determinado ponto do projeto. Uma variação de custo negativa indica que o projeto está gastando mais do que o previsto.
VMO
É uma estrutura organizacional responsável por garantir que os projetos e iniciativas de uma organização estejam alinhados com suas metas estratégicas e ofereçam valor.
W
Waterfall Model
É uma metodologia preditiva de gestão de projetos, onde o trabalho é realizado em fases sequenciais (iniciação, planejamento, execução, monitoramento e encerramento). Cada fase deve ser concluída antes que a próxima comece, sem sobreposição.
Work Breakdown Structure (WBS)
Traduzido como Estrutura Analítica do Projeto (EAP), consiste na composição do escopo do projeto em partes menores.
Workflow (Fluxo de Trabalho)
É o conjunto de atividades e processos sequenciais necessários para completar uma tarefa ou atingir um objetivo no projeto.
Workshop
É um encontro que visa reunir as partes interessadas para discutirem ou aprenderem sobre um assunto através de uma prática diferenciada ou uma dinâmica.
X
XP (Extreme Programming)
É uma metodologia ágil de desenvolvimento de software baseado em quatro valores: comunicação, simplicidade, feedback e coragem. O XP tem um grande foco na qualidade da entrega e dá uma ênfase muito grande aos testes em software.
XML (eXtensible Markup Language)
É uma linguagem de marcação usada para descrever dados.
Y
Yield (Rendimento)
No contexto de projetos, refere-se ao retorno ou resultado obtido em relação ao investimento feito.
Yoke (Jugo)
É um termo usado em algumas metodologias de gerenciamento para descrever a conexão entre diferentes partes do projeto ou a relação de dependência entre tarefas. Um yoke pode representar a necessidade de coordenação entre equipes ou departamentos para garantir que as atividades sejam realizadas de forma integrada.
Z
Zero-Based Budgeting (Orçamento Base Zero)
É um método de planejamento orçamentário onde cada nova fase do projeto deve justificar todos os seus gastos, independentemente dos orçamentos anteriores.
Z-score (Escore Z)
É uma medida estatística que indica quantos desvios padrão um ponto de dados está em relação à média.